segunda-feira, 22 de março de 2010

↑α ŧv dєsviαdα→





Nesta segunda-feira dia 21 de Março de 2010, o programa CQC (custe o que custar)
da rede Bandeirantes de televisão apresentou uma matéria que mostra um total desrespeito as escolas do Brasil, e ao cidadão que se preoucupa em doar algo para quem precisa. Na verdade era pra ter ido ao ar na semana passada, mas a matéria foi censurada.

Vamos lá!

A matéria mostra o suposto desvio de um aparelho de TV doado à Prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo. De acordo com texto publicado no site da Band, a equipe do programa utilizou um GPS instalado dentro do aparelho para rastreá-lo, e constatou a presença do equipamento na casa da diretora de uma escola da cidade.
Em entrevista ao CQC, o prefeito Rubens Furlan (PMDB), que desistiu da ação na última quarta-feira, 17, explica que, ao contrário do que alegou o programa na semana passada, a decisão de entrar na Justiça contra a reportagem não configura censura prévia:
“Não foi censura. Minha secretaria jurídica que viu essa estupidez de vocês, vocês são uns babacas, sem nenhum talento, uns tontos, malandros, que se veem no direito de ridicularizar o congresso. Quem são vocês? Quem são vocês?”, diz o prefeito em tom desafiador, para em seguida tecer um discurso sobre seus esforços para estabelecer a democracia no País.




No despacho em que proibiu a veiculação da reportagem, a juíza Nilza Bueno da Silva, da Vara da Fazenda Pública de Barueri, afirmou que “há alegação do Município de Barueri de que o programa ‘CQC’ pretende veicular matéria contendo inverdades e de conteúdo até sensacionalista”. Detalhe: a juíza não assistiu à matéria.
Sem a reportagem, que faz parte do quadro Proteste Já, na estreia da temporada 2010 do programa, o apresentador Marcelo Tas soltou a carga contra a decisão. “Isso configura uma coisa bastante clara chamada censura e significa que estamos no caminho certo”, afirmou, da bancada do CQC. “Eles alegam que nós não demos o direito de resposta, o que é uma coisa absurda porque a matéria ainda não foi ar e também porque as pessoas acusadas foram ouvidas, por isso que o nome disso é censura”, completou Tas.

???



Creditos: Contos de jhessy

11 comentários:

  1. Cara, simplismente demais esse teu post! É absurdo isso o que fizeram, censurar algo que deve ser mostrado na mídia para a ação dos "maiores", mas já era previsivel a censura da matéria, porque tudo o que pode gastar o tempo e o dinheiro dos grandes ELES NÃO QUEREM! ridiculo, estou chocada aqui! Que nojo viu, E parabens pelo post! Curti demais, beijão, LuA.

    ResponderExcluir
  2. Pois vou dizer o que eu acho: decepcionou-me muito a matéria.

    Primeiro porque fizeram um estardalhaço sem tamanho pra descobrir que na Secretaria de Educação de Barueri existe UM picareta!

    Depois pelo tom jocoso, de "pegadinha", de querer esculhambar toda a administração de uma cidade por esse motivo isolado.

    Nunca tinha ouvido falar no tal prefeito, nem sei qual é a dele. Mas, verdade tem q ser dita: o cara foi MACHO, não se escondeu e falou na cara do Gentili o que pensa.

    O CQC é um programa de HUMOR e, como humoristas, os caras são bons. Mas quando se metem a fazer "jornalismo sério", na minha opinião, são um desastre quase sempre.

    Além do que, todo mundo neste país já deveria ter notado que esculhambar políticos é muito fácil, todo mundo faz! Quero ver eles se meterem a fazer investigações sobre certos temas BLINDADOS pela grande mídia. E há muitos!

    ResponderExcluir
  3. Meu, eu gostei muito da matéria, tem gente que ainda acha oq o CQC fez errado...
    Poxa, os caras só mostram a verdade, o povo quer que essas coisas fique embaixo do pano?
    Isso é uma vergonha para o nosso país!

    Os caras do CQC são otimos jornalistas!

    ResponderExcluir
  4. a situação é tensa nas escolas públicas.
    trabalho em escolas frequentemente e vejo desvios das maais variadas coisas, que deveriam auxiliar na educação.

    :T

    ResponderExcluir
  5. questão polemica... mas ai vai a minha opinião...
    Eu não sou a favor da censura por um único motivo: Quando agente começa a aceitar que se censure um pouco aqui, vai começar a se censurar um pouco mais aqui e acolá... Até chegar um ponto que não se pode mais controlar... Isso não quer dizer que a censura é de todo ruim, pelo contrário, ela é necessária e acontece em nossa sociedade todos os dias para manter a ordem, se não, imagine um
    lugar onde todo mundo fala e faz o que quer e que pensa... não haveria ordem, nem harmonia. Exemplo bem claro: ninguem pode sair por ai pelado certo?! Porque é censurado e até preso. Ninguém constesta isso porque crê que tal ação seja uma forma de desrespeito, logo este tipo de censura se faz necessária para manter uma certa ordem social, assim a censura existe para o bem e para o mal (se é que podemos qualificar assim).

    politicamente falando, a mídia gosta de dizer que os governantes são autóritários e que não permitem a liberdade de imprensa, porque a ditadura isso, porque o socialismo aquilo, porque fulano censurou minha matéria e etc... E eles não estão errados nessa questão, realmente existe ações que ferem esses principios de liberdade e democracia, mas o que eles NÃO falam é a verdade completa da coisa, a mídia está sempre de um lado, sempre favorecendo uma opinião e nunca dando um panorama completo das causas e dos porques dos fatos e acontecimentos, e isso agente costuma chamar de
    manipulação, de partidarismo, de monópolio de formação de opinião.

    Não estou dizendo que a mídia está sempre errada, pelo contrário, ela está quase sempre certa, só que certa no lado que ela está mostrando e nunca na verdade completa da coisa. Por exemplo, essa matéria deve ter sido feita para criticar a administração desse prefeito, ou para expor o absurdo que é uma diretora levar um aparelho doado a escola para casa, (intenção de ferrar com a imagem desse partido politico e dos governantes Brasileiros) mas eles com certeza não mostraram que existem burocracias. tramites e leis inúteis que deixam parados nas escolas (mofando e estragando) milhões de aparelhos e materiais educativos no Brasil todo, e ninguém se interessa em falar disso, a não ser que tenha alguma intenção eleitoreira por trás destas denuncias... RESUMINDO e indo mais direto ao assunto, a MÍDIA brasileira, infelizmente só denuncia por interesse, no caso daquela denuncia prejudicar algum governo ou partido político.

    ResponderExcluir
  6. Tem dúvidas de que funciona assim?! Pegue os principais jornais e revistas, emissoras de rádio e televisão do estado de São paulo e vejam o que eles dizem sobre a greve dos professores do estado (estou usando um exemplo bem recente para podermos analisar) e vc vai ver que a preocupação deles não é mostrar a causa dos professores (que não é só aumento de salário, mas uma causa social de formação do individuo que interessa a toda população), mas sim o lado dos governantes que atuam na atual gestão do estado, colocando uma imagem para a população leiga (aqueles que não estão diretamente envolvidos no campo da educação) de que as reivindicações dos profs são as vezes, absurdas e que aquilo que tem sido feito é o melhor para a população (Tipo, olha o seu filhinho tem ganhado mochilinha, caderninho e livrinho... isso é o governo do estado trabalhando por vc! dane-se o que isso significa em termos de educação, agente tah fazendo e é o que importa!) . Ainda no mesmo exemplo, analisando os mesmos materiais dessa mídia que nós temos como jornalismo sério, vamos analisar aquilo que foi dito sobre as politicas do governo federal (PT) que são extremamente criticadas em toda mídia brasileira, mas extremamente elogiadas nos jornais do mundo inteiro, (os mais famosos como o New York Times, le Monde, Financial times e etc...), oras, existe alguma descrepância muito grande ai, aonde é que está a verdade completa da coisa? quem está falando o que é certo?

    Por trás disso existe muito mais do que a mídia quer mostrar... Existe votos, existe poder, controle... Quem disse que a mídia é livre e que há liberdade de imprensa?! Acreditar nisso para mim, é como acreditar que existe coelhinho da pascóa! Ideal, e não real.

    Enfim, para não dizer que falei muito, vou concluir dizendo que é preciso buscar analisar além daquilo que nos é proposto, confrontar a matéria jornalistica com a realidade social do lugar em que vivemos e mais além, do Brasil e do mundo também... Para não sermos enganados e iludidos tão facilmente por aquilo que dizem ser JORNALISMO DE VERDADE. Assim penso eu e milhares de pessoas que acreditam no PIG, partido da imprensa golpista! hahaha bjs

    ResponderExcluir
  7. só para complementar, eu gosto do CQC e acho que de toda a mídia, eles aindam tem uma certa dignidade de denunciar coisas validas (como esse assunto do post) e muitas vezes indo contra até a opinião da grande mídia manipuladora, de tudo que vejo, acho que é um program ainda que tem o meu respeito.

    ResponderExcluir
  8. Desrespeito é roubar uma televisão de uma escola isso sim! cara, odeio política e odeio pilantra! é tudo a da mesma laia!

    www.thepiratex.com

    ResponderExcluir
  9. Gosto do cqc por causa desses tipos de reportagem

    ResponderExcluir
  10. Iiiih Meu cara dá até raiva desse povo a materia do CQC mais que provou que esse povo um esconde o rabo do outro, a diretora defende a acusada, o prefeito defende o irmão e um cobre a porcalhada do outroooo é por isso que eu achei certo eles revogarem o direito de mostra a materia PARA PROVAR QUE QUANDO O CALDO ENGROSSA ELES COMEÇAM A USAR PALAVRAS FEIAS, TIPO Careca babaca mesmo estando TOTALMENTE ERRADO!
    A jess falou uma coisa que é verdade a censura em uns casos é bom em outros não MAS NESSES ASSUNTO NA MINHA OPINÃO EU CONCORDOOO EM não haver censuraaa!
    Por que p/ mim isso é roubooo, e quando pessoas roubam uma caixa de leite é o demonio agora QUANDO O PREFEITOOO que se diz ter se esforçado para estabelecer a democracia no País rouba, eles colocam debaixo do pano.
    Agora me diz um é melhor que outroo?!!

    ResponderExcluir
  11. A matéria feita pelo CQC demonstra uma realidade no nosso país: o descaso que os governantes têm ao povo brasileiro, e principalmente, à educação. Pra quem não "aprovou" a matéria, digo eu que o CQC conseguiu levar a público apenas UM dos muitíssimos casos de pequenas corrupções que não são levados à mídia, e que exatamente por isso acontecem frequentemente. Se aceitarmos que um Televisor doado à escola seja levado pra casa de alguém, o que pode acontecer com uma grande verba destinada à mesma escola? O grande problema do POVO é que aceita situações mínimas de corrupções achando que nunca se pode chegar a grandes proporções. O grande problema do povo está na honestidade. Muito se reclama dos político desonestos, mas se esquecem que eles refletem o que o povo é. A matéria foi ótima, e o tal prefeito corajoso e defendido em um dos comentários acima, ficou tão mansinho no fim da reportagem. Por que será?
    Quanto à mídia, concordo que há manipulação, mas o trabalho do CQC, pra quem realmente acompanha, é um trabalho totalmente alheio à mídia brasileira, em seu formato, em seu estilo, em seu objetivo. O CQC é um dos poucos programas que tem o Discurso Direto: mostram as matérias e você tira as suas próprias conclusões. São ótimos no que fazem, ao mostrar de uma forma inteligente e bem-humorada o embróglio que é a nossa política brasileira.
    E quando eles levam a população a criticar o PT, o fantástico Lula, a maravilhosa Dilma e toda a sua patota, estão certíssimos! A verdade tem de ser dita. O povo tem que deixar de ser desinforamado, deixar de ser massa de manobra, deixar de acreditar que o Brasil virou o país das maravilhas por causa do Lula, porque nem o Brasil virou o país das maravilhas e nem seria por causa do Lula. Talvez se ele se candidatasse a ser porteiro de um prédio ou professor de Língua Portuguesa, talvez eu até o apoiaria, mas presidente da república só o POVO pra apoiar. E não é preconceito, é a realidade. Ou se você for a um hospital sofrendo uma parada cardíaca e o médico estiver ocupado, você aceitaria ser operado pelo enfermeiro? Claro que não! Porque ele não tem tal preparo. E isso é preconceito com o enfermeiro? Não! É uma questão de lógica, coerência, que o POVO não teve ao colocar o excelentíssimo e respeitoso Sr. Luiz Inácio Lula da Silva onde ele se encontra hoje. Quando falo
    "onde ele se encontra hoje" não é em uma de suas importantíssimas viagens não, é na presidência de República mesmo.
    Bom, a a porcaria já está feita, e graças a Deus acaba no fim deste ano o reinado de 8 anos que parecia se perpetuar. Mas POVO (e eu também o sou), ainda dá pra se regenerar, é só não colocar a mãe do PAC onde ela quer chegar. Manda ela ir pra uma clínica de estética, pras FARC (já que é uma terrorista), ou pra quelquer lugar, menos pra presidência do País.
    O CQC é um dos melhores programas da TV, mas é claro que o Lula jamais assistiria, acho que ele prefere o Casos de Família ou o TV Fama.
    Abraços!

    ResponderExcluir